Quando o porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, deu uma entrevista coletiva pessoalmente após o Talibã ter capturado o Afeganistão, muitas personalidades da mídia expressaram descrença, pois costumavam pensar que Zabiullah é um nome inventado e não uma pessoa real. A mesma percepção ajudou Zabiuallah a ficar bem debaixo do nariz das forças dos EUA e do Afeganistão em Cabul por anos.
É seu recce secreto que poderia ter dado uma vantagem ao Taleban contra o exército do Afeganistão, o líder talibã orgulhosamente admitiu em uma entrevista exclusiva ao The Express Tribune
“Eu morei em Cabul por muito tempo, bem debaixo do nariz de todo mundo. Eu vaguei por toda a largura e largura do país. Também consegui ter acesso em primeira mão às linhas de frente, onde o Talibã realizava suas ações, e informações atualizadas. Foi bastante intrigante para nossos adversários “, disse Mujahid.
Mujahid disse que escapou tantas vezes das forças nacionais dos EUA e do Afeganistão que eles começaram a acreditar que Zabuillah Mujahid é apenas um fantasma, um personagem inventado, e não uma pessoa real.
O líder do Taleban de 43 anos disse que nunca deixou o Afeganistão. Ele tinha viajado para muitos lugares para frequentar seminários, até mesmo para o Paquistão, mas nunca pensou em deixar o país para sempre.
As forças dos EUA costumavam pagar à população local uma boa quantia de dinheiro para saber sobre seu paradeiro, mas de alguma forma ele conseguiu escapar de seu radar, acrescentou o porta-voz.