Sexta, 07 de Agosto de 2020
+595 98274 5952
Saúde SAUDE

Cidade Paraguaia retorna à quarentena total por duas semanas

É absolutamente necessário voltar às fases na suele lugar (Alto Paraná). O Ministério da Saúde recomenda voltar as fases da quarentena inteligente, algumas adições da fase 1 ", disse o ministro Julio Mazzoleni.

30/07/2020 00h32
806
Por: administrador Fonte: poranews
Cidade Paraguaia retorna à quarentena total por duas semanas

Os ministros do governo anunciaram que o departamento do Alto Paraná está passando por uma reversão geral das fases da quarentena inteligente, enquanto Assunção e Central permanecem na fase 3. Em outras palavras, o departamento do Alto Paraná retorna à quarentena rígida, com todas as  medidas sanitárias rigorosas, mas com algumas exceções da fase 1. Isso se deve ao fato de a região mencionada registrar um aumento excessivo de casos comunitários de COVID-19 e a saturação do sistema sanitário.

 "Queremos contextualizar a decisão.  O departamento do Alto Paraná representa 40% dos casos acumulados até o momento.  80% desses casos estão em Ciudad del Este e de todos os casos hospitalizados, 215 até o momento, 33% estão no Alto Paraná.  Do total de mortos, um terço representa essa área ”, afirmou o ministro da Saúde Pública, Dr. Julio Mazzoleni, em uma entrevista coletiva realizada.

 O alto funcionário mencionou que em virtude, deve-se ter em mente que o sistema de saúde atualmente - apesar do triplo do número de leitos de terapia intensiva - está saturado.  “Tanto as internações no hospital regional quanto o Hospital Integrado do IPS registram um percentual de saturação muito alto.  Nós até recebemos pacientes de lá.  Também recebemos um pedido de 14 respiradores ", afirmou.

 Nota relacionada: "Estamos analisando para voltar à fase em Ciudad del Este", disse Abdo Benítez

 Nesse sentido, Mazzoleni afirmou que, depois de fazer as análises dos indicadores epidemiológicos, concluíram que é necessário voltar à pré-quarentena inteligente.

 No entanto, ele ressaltou que essa decisão é tomada com algumas "liberdades" incluídas na fase 1 da quarentena inteligente.  “Para todos, é uma situação difícil.  Especialmente para os do Alto Paraná.  Mas essa decisão é essencial para retomar o comando da epidemia nessa área.  As pessoas entendem isso.  No espaço de duas semanas, os indicadores serão analisados ​​e, em seguida, teremos um melhor domínio do aspecto epidemiológico ”, afirmou o Ministro da Saúde Pública.

 Fase 1 "Liberdades"

 Por seu lado, a Ministra da Indústria e Comércio, Liz Cramer, afirmou que esse revés incluirá certos elementos correspondentes à FASE 1

 O ministro do MIC também disse que está sendo trabalhado o conceito "Programa Pytyvo para a área de fronteira", que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.

 O IPS possui recursos para licenças de suspensão do trabalho durante as duas semanas e o comércio pode ser realizado no modo de entrega.  A Itaipú Binacional, em conjunto com a província do Alto Paraná e os municípios, prestará assistência às diferentes comunidades.

 Por sua parte, o ministro Euclides Acevedo afirmou que a Polícia Nacional, as Forças Armadas e o Ministério Público farão cumprir as disposições de quarentena no Alto Paraná.  Os cidadãos que não cumprirem as disposições da quarentena de duas semanas serão colocados à disposição do Ministério Público.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.