Segunda, 28 de Setembro de 2020
+595 98274 5952
Polícia policial

DICAS PARA EVITAR FRAUDES ON-LINE

Reunimos neste documento os principais cuidados que devem ser observados durante as compras on-line e negociações de um modo geral.

08/08/2020 02h34 Atualizada há 2 meses
474
Por: administrador Fonte: poranews
DICAS PARA EVITAR FRAUDES ON-LINE

Juliano Cortez Toledo Penteado Delegado de Polícia Delegacia Virtual – DEVIR/PCMS

click no link a baixo para mais informação.

https://www.pc.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Dicas-antifraude.pdf

Dica de ouro: Redobre a atenção quando o negócio for muito vantajoso e o prazo para efetuar o pagamento for reduzido. Reflita sobre a operação que pretende realizar. Desconfie sempre de grandes descontos e preços incompatíveis com a média do mercado.

1) Cuidados ao realizar pagamento através de boleto bancário:

Tem sido bastante comum a prática de golpes por meio de boletos bancários adulterados, que são normalmente enviados por e-mail e aplicativos de mensagem.

A fraude pode ocorrer com a adulteração do boleto bancário (alterando o código de barras do documento). Existem vírus de computador que detectam a emissão de boleto bancário e alteram seu conteúdo (ex.: código de barras). Portanto, mantenha o antivírus de seu computador atualizado e tenha cuidado ao instalar aplicativos desconhecidos em seu telefone celular.

A adulteração também pode ser realizada diretamente pelos fraudadores. Portanto, desconfie de boletos recebidos por intermédio de aplicativos de mensagem. Ao receber cobranças que informem apenas o código de barras, sempre exija o envio do respectivo boleto e confira suas informações antes de pagá-lo.

Sempre emita o boleto a ser pago diretamente no site ou na loja da empresa.

1.1. Analise boleto bancário: 

- Desconfie de documentos que possuam erros de português ou formatação incorreta.

- Antes de confirmar o pagamento, confira se os dados exibidos pelo aplicativo ou caixa eletrônico conferem com os que constam no documento (beneficiário, valor, agência, etc).

- Analise o código de barras:

a) As duas partes do boleto (superior e inferior) devem conter informações iguais de código de barras, data de vencimento, beneficiário;

b) O valor do boleto deve coincidir com os últimos números do código de barras.

c) Os 3 (três) primeiros dígitos do código de barras devem indicar o mesmo banco informado no boleto.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.