Juliano Cortez Toledo Penteado Delegado de Polícia Delegacia Virtual – DEVIR/PCMS
click no link a baixo para mais informação.
Dica de ouro: Redobre a atenção quando o negócio for muito vantajoso e o prazo para efetuar o pagamento for reduzido. Reflita sobre a operação que pretende realizar. Desconfie sempre de grandes descontos e preços incompatíveis com a média do mercado.
1) Cuidados ao realizar pagamento através de boleto bancário:
Tem sido bastante comum a prática de golpes por meio de boletos bancários adulterados, que são normalmente enviados por e-mail e aplicativos de mensagem.
A fraude pode ocorrer com a adulteração do boleto bancário (alterando o código de barras do documento). Existem vírus de computador que detectam a emissão de boleto bancário e alteram seu conteúdo (ex.: código de barras). Portanto, mantenha o antivírus de seu computador atualizado e tenha cuidado ao instalar aplicativos desconhecidos em seu telefone celular.
A adulteração também pode ser realizada diretamente pelos fraudadores. Portanto, desconfie de boletos recebidos por intermédio de aplicativos de mensagem. Ao receber cobranças que informem apenas o código de barras, sempre exija o envio do respectivo boleto e confira suas informações antes de pagá-lo.
Sempre emita o boleto a ser pago diretamente no site ou na loja da empresa.
1.1. Analise boleto bancário:
– Desconfie de documentos que possuam erros de português ou formatação incorreta.
– Antes de confirmar o pagamento, confira se os dados exibidos pelo aplicativo ou caixa eletrônico conferem com os que constam no documento (beneficiário, valor, agência, etc).
– Analise o código de barras:
a) As duas partes do boleto (superior e inferior) devem conter informações iguais de código de barras, data de vencimento, beneficiário;
b) O valor do boleto deve coincidir com os últimos números do código de barras.
c) Os 3 (três) primeiros dígitos do código de barras devem indicar o mesmo banco informado no boleto.